Protesto de hackativistas em favor da liberdade na internet acontece dia 18 de janeiro
O grupo de hackativistas Anonymous planeja um blecaute de 12 horas em suas páginas virtuais para protestar contra o Stop Online Piracy Act (SOPA) - projeto de lei que tentar “parar a pirataria on-line” e prevê a regulação da web americana. O SOPA e outro similar, o Protect IP Act (PIPA), estão em discussão nos Estados Unidos.
O grupo convocou no Twitter - via perfil @AnonymousIRC - donos de sites para uma manifestação virtual no próximo da 18 de janeiro, que começas às 8h da manhã (local) e deve ir até às 20 horas, nos Estados Unidos. O perfil tem mais de 175 mil seguidores e a mensagem foi repassada para inúmeros outros, via milhares de retweets, imediatamente.
"Todos podem participar do #BlackoutSOPA dia 18 de janeiro! Tirem suas páginas do ar por 12 horas e mostrem uma mensagem contra o SOPA!", convoca a coletivo hacker para o que pode ser um verdadeiro teste de forças entre internautas e o governo americano.
O grupo criou também em uma página de internet com um aplicativo que instala uma faixa em preto escrito “Stop SOPA” na foto de perfil do usuário do microblog (blackoutsopa.org). A proposta é de que o dia seja de luto na internet e mais de sete mil pessoas já aderiram o movimento virtual desde que a página foi criada em 9 de janeiro.
Gigantes como Google, Facebook e Amazon também ameaçam fazer um blecaute coordenado e "desligarem" seus sites em protesto, disse uma fonte a Fox News. Entretanto, uma data não foi divulgada pelo NetCoalition - uma associação de empresas de internet que inclui as três companhias e outras como Foursquare, LinkedIn, Twitter, Mozilla, PayPal, Yahoo, Zynga e Wikimedia Fundation - que defende os interesses do grupo.
O popular site Reddit, no qual os usuários podem postar links e votar nos mais relevantes para que ganhem mais destaque, também causou impacto ao cogitar pôr abaixo o seu site também em 18 de janeiro.
"Se não fizermos nada, provavelmente irão aprovar a Protect IP Act (PIPA) no Senado ou a Stop Online Piracy Act (SOPA) na Câmara", disseram em comunicado.
A Wordpress, que fornece um sistema de gerenciamento e publicação de conteúdo para blogs, também deve aderir ao protesto e convocou seus blogueiros. No dia 10 de janeiro, publicou um texto contra a aprovação de leis que defendem a derrubada por completo de sites suspeitos de infringir direitos autorais e leis de regulação da web, a prisão de proprietários de sites considerados ilegais e ainda sanções a quem acessa ou permite o acesso (como provedores e cibercafés) a sites denunciados.
"Você é um agente de mudança", convoca. "Hoje, estamos quebrando a nossa regra de não nos envolver com política. Há algo acontecendo nos EUA e no momento precisamos ter certeza de que você está informado, porque isso afeta a todos nós", alertou.
"Nós não somos um pequeno grupo, somos mais de 60 milhões de pessoas que usam WordPress. O suficiente para abastecer cerca de 15% da web. Nós podemos causar impacto e você pode ser um agente de mudança", finalizou.
Foi dada a largada, e as vozes da web americana querem ser ouvidas e pretendem deixar em seus sites, por 12 horas, mensagens para convencer os senadores americanos de que estão cometendo um grande erro.
Em duas semanas, no dia 24 de janeiro, as autoridades devem votar a aprovação ou não do SOPA, e permitir ou impedir o que muitos já chamam de "Apocalipse Virtual".
As leis favorecem estúdios de cinema, gravadoras e empresas de mídia em geral e pretende eliminar o compartilhamento de conteúdo protegido por direitos autorais.