Documentos revelam as regras de vigilância da NSA

segunda-feira, 24 de junho de 2013


Dois documentos descrevem os procedimentos que a National Security Agency (NSA) é obrigada a seguir quando faz espionagem sobre suspeitos de terrorismo estrangeiros: revelam as disposições que permitem ao organismo recolher, reter e utilizar informações sobre residentes nos EUA sem um mandado.
O jornal The Gauardian publicou dois documentos, supostamente obtidos de Edward Snowden, o ex-funcionário da NSA que revelou a existência do PRISM. Os documentos deixam claro que o organismo não pode realizar operações de vigilância ou recolher informações intencionalmente sobre os residentes dos EUA sob a autoridade concedida pelo Foreign Intelligence Surveillance Act (FISA).
Mostram também a existência de vários procedimentos detalhados para garantir que a coleta inadvertida de dados sobre os residentes dos EUA seja mantida a níveis mínimos. Os documentos revelados descrevem as medidas a impor pela NSA para garantir que os alvos estão realmente baseados fora dos EUA. Dizem também como os dados inadvertidamente recolhidos sobre residentes nos EUA, devem ser destruídos.
Mesmo assim, mostram como os tribunais aprovaram que a NSA possa reter dados “inadvertidamente adquiridos” sobre cidadãos norte-americanos por um período de cinco anos: se os dados conterem informações úteis, se forem cifrados, ou se tiverem informações sobre atividade criminal, diz o The Guardian.
A NSA pode igualmente manter os dados inadvertidamente recolhidos sobre residentes dos EUA se os dados conterem informações relevantes para a cibersegurança, ou evidenciarem uma ameaça de danos a pessoas ou bens. Ele também permite que o organismo acesse conteúdo real das comunicações, inadvertidamente obtidas a partir de sistemas norte-americanos para descobrir se os sistemas estão realmente baseados nos EUA, e para os excluir de mais operações de vigilância.
Em situações nas quais a NSA não tenha qualquer informação sobre a localização de uma pessoa, está livre de supor que ela está fora dos EUA, diz a reportagem. “Se houver evidência de que um alvo está de fato localizado nos EUA, os analistas têm permissão para ver o conteúdo das mensagens, ou ouvir telefonemas, com o objetivo de determinar se é esse realmente o caso”, disse o jornal.

Via: http://www.anonymousbrasil.com/mundo/documentos-revelam-as-regras-de-vigilancia-da-nsa/

Copyright @ 2013 Anonymous RS. Editado por Anonymous | Anonymous RS